Total de visitas: 25081
|
:: SUPERANDO OS VENTOS CONTRÁRIOS!
“SUPERANDO OS VENTOS CONTRÁRIOS!”
(Marcos 6:45-52) “45) - E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46) - E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. 47) - E, sobrevindo à tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra. 48) - E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante. 49) - Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos. 50) - Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. 51) - E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados; 52) - Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.”
Textos Complementares:
(JS 1:6) - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
(MT 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(MC 16:20) - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
(RM 1:16, 17) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17) - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Neste texto quero aborda sobre as razões que procuram impedir as pessoas de chegarem ao outro lado dos seus desafios cotidianos. A Palavra de Deus quer nos mostrar o caminho da superação dos obstáculos.
1- Esforçando-se para chegar do outro lado.
Jesus havia acabado de realizar um grande milagre: o da multiplicação dos pães. Ao sentir desejo de orar, pediu aos discípulos que subissem em seus barcos e passassem adiante, para o outro lado, a Betsaida. Não contavam, porém, com os fortes ventos que lhe sobreviriam, impedindo-os de cumprir sua missão. Em algumas ocasiões da vida sentimos que a experiência dos discípulos, de alguma forma, nos parece comum. A adversidade que se levanta quando temos objetivos, metas e alvos estabelecidos parecem tão fortes a ponto de quase destruir nossa embarcação.
Apesar de remarem contra a maré, os discípulos não desistiram da luta e foram recompensados por isso. Sua obediência à ordem de Jesus para chegarem a Betsaida, apesar das dificuldades enfrentadas, certamente faria com que os céus e terra se movessem em seu favor:
(JS 1:6) - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
2- Contando com a ajuda sobrenatural.
É maravilhoso perceber como Jesus honrou o esforço dos discípulos, quando eles se dispuseram a cumprir o Seu desejo. O texto bíblico diz que Ele os viu fatigados a remar e, então, levantou-se para ajudá-los a passar para o outro lado. A forma da providência divina também não se deu de maneira natural. Ele foi ao encontro deles, andando sobre as águas. Todas as vezes que estivermos dentro dos princípios de obediência e fé em Sua Palavra, o sobrenatural estará à nossa disposição. Jesus se levantou para ajudá-los a passar para o outro lado, assim como se dispõe a ajudar-nos a enfrentar nossos desafios.
Se for necessário, o sobrenatural entrará em operação para nos auxiliar a chegar do outro lado.
(MT 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(MC 16:20) - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
3- Passando para o outro lado.
O Mestre entendia que os discípulos precisavam de ajuda, não apenas para chegar a Betsaida, mas, principalmente, para passar ao outro lado do entendimento espiritual. Observe que quando Jesus os viu dentro do barco, eles estavam atônitos. A razão se devia ao fato de que eles ainda não haviam compreendido o milagre da multiplicação dos pães. Ora, se não entendemos o primeiro milagre, como entenderemos o segundo?
Se não subimos o primeiro degrau, como queremos alcançar o último? Assim os discípulos se encontravam quanto às questões espirituais. Jesus sabia que precisava levá-los, não apenas a um lugar geográfico, mas a um novo patamar de entendimento espiritual que os fizesse amadurecer em Deus.
Precisamos dar passos firmes, rumo ao crescimento espiritual. Primeiro, creio em Deus, arrependido de meus pecados; depois me batizo nas águas, em prova de obediência à Sua Palavra; e então, vou prosseguindo de fé em fé, recebendo novas revelações e novos direcionamentos, na medida em que vou manifestando entendimento do que Deus está fazendo em minha vida.
(RM 1:16, 17) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17) - Porque nele se descobre à justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
(2CO 3:18) - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Não se desanime ao perceber que os ventos contrários insistem em bater contra a sua embarcação. Se o que você faz está dentro do que Deus quer para a sua vida, certamente a provisão sobrenatural virá para ajudá-lo.
O Senhor ama vir ao seu encontro para auxiliá-lo em suas lutas. Lembre-se, porém, que mais importante do que atingir metas quanto à faculdade, profissão, casamento, casa próprias, e afins, é necessário crescer espiritualmente. Subir novos degraus de maturidade rumo à perfeição em Cristo.
Conclusão e Aplicação: Creio que nesta semana você poderá ajudar alguém a superar seus desafios. Busque direcionamento divino para que Ele lhe indique alguém desanimado que necessite de fortalecimento. Vá ao seu encontro para encorajá-lo com palavras de fé. Ajude-o a crer em Deus a respeito das adversidades, lembre-se um dia pode ser você que necessite de ajuda para superar desafios, conte comigo!
Deus te abençoe...
(Texto extraído do Livro “Vou orar por você”
Autor Pr. Marcelo Nascimento – Th. M.)
Pr. Marcelo Nascimento!
voltar:
|
|